Histórico

  O Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense foi criado em 15 de Março de 1968, através do Decreto 62.414, iniciando suas atividades oferecendo créditos para os alunos do Curso de Farmácia. Com a implantação da reforma do ensino, o Instituto passou a ministrar créditos para os estudantes dos cursos de graduação em Engenharia, Nutrição, Medicina Veterinária, Física e Geografia.

  Em 1970, o Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF autorizou o funcionamento do Curso de Licenciatura em Química. Em 30 de Setembro de 1976, o Conselho Federal de Educação reconheceu o Curso de Licenciatura em Química, através do Decreto 78.519. Em 1976 ainda, por solicitação do Instituto de Química ao CEP UFF, foi implantado o Curso de Química Industrial.  Em 15 de Agosto de 1979, por decisão do CFE, o curso de Química Industrial foi reconhecido através da Portaria 415 do MEC.  Em 1984 ocorreu a criação do Curso de Bacharelado em Química, que foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF.

  O IQ-UFF apresenta como principal linha de ação o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão com vistas à formação de pessoal técnico-científico e de magistério, qualificado para atender as indústrias químicas e as Instituições de Ensino, tanto do Estado do Rio de Janeiro como de outros mercados de trabalho.

  O Instituto de Química é composto por cinco departamentos criados em 1984, pelo desmembramento do extinto Departamento de Química da UFF. São eles:

 - Departamento de Físico-Química;

 - Departamento de Geoquímica;

 - Departamento de Química Analítica;

 - Departamento de Química Geral e Inorgânica;

 - Departamento de Química Orgânica.

  Os Departamentos são os órgãos responsáveis pela efetivação das metas do IQ.   Ministram disciplinas para os Cursos de Graduação em Química - Licenciatura e Bacharelado, Química Industrial, Farmácia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Engenharia, Engenharia Química, Engenharia do Petróleo, Veterinária e Nutrição, e estão encarregados de desenvolver a pesquisa e a pós-graduação.

  Os Departamentos de Ensino estão envolvidos com dois programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado e Doutorado, Programa de Pós-graduação em Geoquímica - Mestrado e Doutorado. Além dos Programas Stricto Sensu, o IQ conta ainda com o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências que inclui a Modalidade Química, com professores de diversos Departamentos e outras Unidades da UFF e de outras Instituições Federais de Ensino Superior.

  No Instituto de Química promove-se a pesquisa científica e tecnológica através da cooperação com Instituições nacionais e estrangeiras, assim como, desenvolvem-se trabalhos em conjunto com outras Unidades de Ensino da UFF e com a comunidade local.